quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Riscos Jurídicos na Internet



Assim como todos os avanços tecnológicos, a internet é de fato boa para uns, nem tanto para outros. Como tudo na vida, há vantagens e desvantagens na internet, existe um lado bom e um lado ruim. Conhecer as duas faces da internet é difícil pela sua dimensão, abstração e percepção que as pessoas têm dela. Crianças e adolescentes integram uma geração digital, onde o conhecimento tem valor significativo. Com o progresso é normal que pais e educadores busquem novas formas de integração. O fato é que a tecnologia mudou muita coisa em nossas vidas, mas será que estávamos preparados para ela.

Em uma sociedade tão capitalista e competitiva em que vivemos, as pessoas vivem num ritmo tão acelerado que os pais dão os bens materiais, entretanto não tem tempo para dar amor, atenção e saber o que seus filhos fazem, com quem se relacionam em redes sociais.   

Muitas pessoas utilizam esse meio de forma negativa cometendo o cibberbullying denegrindo, ofendendo, humilhando os outros através de vídeos, fotos, comentários depreciativos nas redes sociais. Nós como pais e educadores devemos orientá-los da gravidade que é utilizar a internet para isso. Caso a pessoa ofendida queira utilizar dos meios legais para punir os agressores seja culposo ou doloso, ou melhor, tenha sido com intenção ou não. Cada vez mais freqüente ocorrem incidentes envolvendo crianças e adolescentes e por conseqüente a responsabilização dos pais ou responsável na esfera civil chegando a ter que indenizar a outra parte e também a própria responsabilização do adolescente pela Vara da Infância e da Juventude.