sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Práticas Docentes na Amazônia


Sabemos que há a necessidade de se pensar como está sendo a prática do docente em sala de aula e que didática ele utiliza para facilitar o processo de ensino-aprendizagem no contexto amazônico, assim como a formação do professor do campo para atuar no campo, pois, de certa forma, a didática muitas vezes está relacionada à formação do professor. No entanto a formação do professor do campo para o campo é fundamental, pois eles conhecem a realidade e o contexto em que estão inseridos, esse conhecimento promove a relação entre professor-aluno, o desenvolvimento da práxis do professor, oportunizando ao docente ter um contato mais próximo do educando. Porém essa formação favorece subsídios em sua atuação que conseqüentemente, contribui no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos com mais êxito, nesse momento torna-se preocupante.
Sabemos que muitos professores são culpabilizados, pelo fato da defasagem no processo desenvolvimento do ensino aprendizagem, às vezes, por não ter uma formação adequada que forneça subsídios na sua atuação.
Atualmente, a educação tem passado por várias questões conflituosas, diante desse mundo globalizado, onde o que prevalece é a lógica do mercado, e tudo é transformado em produto, até a educação, pois ela está inclusa e é convertida em mercadoria. Essa questão fica evidente em algumas escolas, pois os alunos são tratados como clientes. Entretanto a educação está perdendo a sua essência, que, na nossa compreensão, é a de humanizar as pessoas para que sejam cidadãos críticos, reflexivos a ponto de conhecer seus deveres e saber reivindicar seus direitos. E somente com o rompimento desse paradigma que a educação voltará ter o seu significado real, sua essência, a qual é fundamental para a humanidade.
Com isso, é necessário pensar e conhecer a realidade dos professores que atuam no campo, assim como sua formação e sua didática, pois o docente é uma peça fundamental no processo de transformação, de construção e de ressignificação da realidade do campista. Portanto o exposto aqui não significa que estamos colocando sobre o professor toda a responsabilidade da educação, mas queremos demonstrar o papel do professor é fundamental para a mudança na sociedade.

5 comentários:

  1. A condição do professor é saber o que quer, ou seja, ter uma idéia geral de quais são as grandes linhas do processo estabelecido para alcançá-lo, além disso, é superar a idéia de que não bastar ter boa vontade e com um pouco de percepção e capacidade para improvisar experiências. Mas tudo isso é preciso ter capacidade de planejar e avaliar os processo e a forma como cada uma da crianças vai progredindo no seu desenvolvimento global.

    ResponderExcluir
  2. É de fundamental importancia que o professor tenha conhecimentos diversificados, ainda mais quando se trata da nossa realidade amazonica, dos comflitos enerentes a que a trata, contudo nao basta apenas ele ter esses conhecimentos, é necessario que o professor saiba como passar esse conhecimento ao aluno, onde o mesmo possa atraves desses conhecimentos construir seus proprios conceitos.

    ResponderExcluir
  3. Em meios a tantos avanços tecnológicos, o professor não pode se eximir a diante da realidade em que o cercam, pois nossos alunos estão diretamente envolvido neste processos e devemos nos apropriar deste processo para diversificamos nossas aulas deixando de lado a ideia da educação tradicional.É neste momento que entra a questão a coerência do ser professor, tendo a humildade de reconhecer que devemos mudar e diversificar as práticas pedagógicas.

    ResponderExcluir
  4. Realmente a pratica docentes é muito importante, na realidade em que estamos vivendo, com tantos avanços tecnológicos, o educador deve está sempre atualizados, por que os educandos estam muitos envolvidos nesses processos eo professor tem que ser coerente e usar de varias pratica pedagogicas com esse aluno.

    ResponderExcluir
  5. Entendo que este seja um assunto que merece uma reflexão mais profunda, pois o mesmo implica diretamente no processo educativo. Uma vez que, se questionarmos a formação docente, estamos falando que as próprias faculdades devem rever sua organização e formação desses profissionais. Por outro lado deve também atentar para outros condicionantes que podem prejudicar o bom trabalho do professor. Penso que são questões importantes e que não podem ficar no mero discurso do senso comum.

    ResponderExcluir